sábado, 3 de outubro de 2009

Mais

O rapper espírita que ganhou a mídia

Já imaginou um rapper nascido e criado no interior de Goiás? Cuja influência musical, até os dez anos de idade, se resumia às modas de viola cantadas pelo avô, na fazenda onde moravam?

Esse é Túlio Dek, o músico que emplacou, logo no primeiro
álbum, um hit em novela das 8 da Globo: "Sou muito eclético e sei separar muito bem as coisas. Gosto de ouvir Vinícius pra compor e hip hop pra me inspirar", disse ao jornal Plug, logo após o lançamento do CD.

Mas o que nos leva a falar dele aqui é outro fato interessante: Túlio é espírita declarado, a começar pelo próprio nome artístico que escolheu: "Tive o insight de pegar o 'Dek' do Allan Kardec, com 'k', pra modificar um pouco", explica.

O contato com o espiritismo começou na adolescência, quando a família se mudou para o Rio de Janeiro. Já aos 19 anos, o rapper participava de reuniões mediúnicas e psicografava textos. "Depois que me estabelecer com meu som, quero lançar um livro com os poemas que psicografei e doá-los. Não quero vendê-los porque isso não é meu. É um auxílio que recebo", disse ao Extra Online em julho de 2008.

Sem ter vivido na favela, Túlio usa a música para falar da vida, das dificuldades e superações que fazem parte do dia-a-dia. No emaranhado de temas e situações que aborda nas letras, a influência espírita se revela em versos como:

"Idas e vindas, vidas nascidas de partida / Experiência adquirida, confiança em dobro / Integrado, corpo e espírito no jogo", "A gente tem que saber levar / E entender que tudo vai passar / Nem sempre a gente pode enxergar / Mas o sol nunca deixa de brilhar" e "Tudo nessa vida é merecimento / O que a brisa leva, volta com o vento / Se não se decidiu, então corra atrás / Entre o bem e o mal, eu fico com a paz"

"Não acredito em sorte. Acredito em merecimento. Tem muita gente boa no mercado, mas as coisas são difíceis. Nada é por acaso. Você tem que correr atrás dos seus sonhos para que eles se realizem. Tem que correr atrás para merecer estar numa situação que te ajude a conquistar as coisas", revelou certa vez ao portal carioca Conexão Aluno.

Abaixo, o clipe da canção Tudo Passa, que foi tema do personagem Halley, na novela A Favorita. Título e letra sugestivamente espíritas...

9 comentários:

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Muito bom. Adorei a música e a história. Não sabia disso, pois quase não assisto TV. Vou ficar de olho nos próximos lançamentos. Ah! e vou divulgar também. Abraços.

Reginauro disse...

Sempre com boas descobertas no mundo da arte espiritualizada. E que descoberta!!! Precisamos desse tipo de música no mundo jovem, valeu Roma!

Unknown disse...

engraçado... já ouvi essa música diversas vezes, mas só agora que li esse artigo pude notar realmente uma coerência espírita em algumas frases como "deus fecha a janela, mas deixa aberta a porta", entre outras... mas agora preciso refletir. Será que não é a gente que vê espiritismo em tudo??

L.F. Riesemberg disse...

Que legal. O espiritismo está cada vez mais na mídia. Recentemente publiquei um livro de contos fantásticos, e sempre faço questão de dizer que sou espírita quando me entrevistam. Aos poucos a doutrina vai chegando aonde ela ainda não era conhecida. Grande abraço!

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

RENATO PRIETO em

A MORTE, É UMA PIADA!

Agora pense que estamos nesse mundo apenas de passagem: a morte não acaba sendo uma grande piada?

O novo espetáculo de Renato Prieto, ”A MORTE, É UMA PIADA!”, é uma reflexão sobre o lado cômico da morte.

A proposta do projeto que montou 11 espetáculos diferentes, assistidos por mais de 5 milhões de pessoas, é dar a oportunidade delas fazerem uma reflexão séria sobre um tema que inquieta à todos: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, para onde vamos.

Pesquisadores, grupos sérios de estudos, a ciência, a literatura, o cinema e o teatro estão sempre colocando em pauta: E a vida continua? A resposta é sim: A morte é uma piada!

Com inesquecíveis músicas de Roberto Carlos, Milton Nascimento/ Fernando Brant, Nelson Cavaquinho/ Guilherme de Brito, Paulo César Feital e Noel Rosa

RENATO PRIETO EM

A MORTE, É UMA PIADA!

Estreia: 01/01/2010

Direção Geral: Projeto Renato Prieto

Teatro Princesa Isabel – Av. Princesa Isabel, 186 – Copacabana –

TEL. 21) 2275-3346

Sexta a Domingo às 19 hs

Ingresso: Inteira R$ 30,00 - Meia:R$15,00

ELENCO: Renato Prieto, Sylvia D´Silva e Adriana Mattos

Figurino: Anete Cota

CLASSIFICAÇÃO: 10 ANOS

Pesquisa/texto: Alexandre Wacker, Amilcar E. Zampirollo e Semíramis Alencar

CONTATO – Produção : 21) 2208-5282 / 21) 3215-2822

e-mail: semiramisalencar@yahoo.com.br
blog: http://www.renatoprieto.wordpress.com

Ricardo Roehe disse...

Parabéns pelo seu blog.
Já estou seguindo seu blog.
Da uma passadinha no meu blog.
http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
Abraço fraterno e Luz.

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, o espiritismo tem mesmo que estar sempre inovando e descobrindo cada dia mais coisas novas. A divulgação da doutrina é importante. Tem um site muito bom com Livros e Artigos muito legais que é o da Vitrine Espírita. Tenham uma ótima semana.

Jediael luiz disse...

olha só; Deuteronômio capitulo, 18 versículos 11-12

11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.

Caros e excelentíssimos leitores
com base desses versículos posso provar que o espiritismo não é bíblico mas apenas uma grande ilusão pois a bíblia nos ensina que depois que morremos não podemos voltar para a terra.
Hebreus 9:27
27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois o juízo.

devemos crer apanas no SENHOR JESUS pois ELE é merecedor de credito; ei
você autor desse blogger te aconselho a ler mais a bíblia pois nela esta a verdade...

amém que DEUS abençoe...

João Romário disse...

Grato pela contribuição, amigo. Jesus e os Bons Espíritos lhe abençoem sempre!