Conheça o IAP!

Se você já reparou na seção Em serviço, logo ao lado, deve ter percebido que vez por outra usamos a sigla IAP! para nos referir a certas atividades desenvolvidas pelo Espírito de Arte em centros e mocidades espíritas.

Pois bem, o significado dessas três letrinhas exclamativas é Interação Artístico-Pedagógica. A exclamação é uma referência à alegria e à espontaneidade marcantes nesse projeto, que começou oficialmente no mês de abril de 2010, numa iniciativa simultânea e, o mais curioso, não-planejada das alas mineira e cearense do grupo.

No mesmo fim de semana, chamaram o Espírito de Arte Ceará para um "bate-papo musicado" numa mocidade espírita de Fortaleza e o Espírito de Arte Minas para uma troca de experiências com um grupo de teatro ligado à mocidade, em Belo Horizonte. A soma das duas interações artísticas, depois compartilhadas internamente entre nós, originou o IAP!.

E em que consiste mesmo o projeto? Em linhas gerais, nós procuramos usar a Arte e o Diálogo como recursos que estimulem novas percepções para os Espíritos que participam do IAP!. A música, a poesia, o teatro e o bate-papo funcionam como meios de autoconhecimento, sensibilização e reflexão sobre temas específicos, quando solicitado pela coordenação da casa, grupo ou mocidade que nos convida para desenvolver o trabalho. Sempre pautados pelos princípios espíritas e pelos ensinamentos do Cristo.

Para saber maiores detalhes do IAP! na prática, você pode ler a descrição de três encontros realizados em Fortaleza e Belo Horizonte nos links a seguir:

http://espiritodearte.blogspot.com/2010/05/educacao-e-arte.html
http://espiritodearte.blogspot.com/2010/04/mais_25.html

Outras informações e contatos para levar o IAP! a sua casa, seu grupo ou sua mocidade espírita, pelo e-mail espiritoderarte@gmail.com.