domingo, 25 de abril de 2010

Educação e Arte

Vivamos a Arte na Educação Espírita! 

Este foi um fim de semana muito especial para o Espírito de Arte! Pela oportunidade de aprender e servir, colaborando para o crescimento de outros Espíritos em corpo de jovem, tanto no Ceará quanto em Minas Gerais. Com muita Arte e aplicação dinâmica da Pedagogia genuína que se fundamenta nos princípios da Doutrina Espírita.

No sábado (24), a ala cearense do grupo ficou responsável por conduzir as atividades voltadas para os jovens que participaram do Seminário da Associação Espírita Vida da Penha, em Fortaleza. Depois que os integrantes da mocidade apresentaram o blog que mantêm (mocidadevidal.blogspot.com), o Espírito de Arte deu início ao que costumamos chamar de interação artística. Um momento de troca de experiências entre Espíritos mediado pela Arte em suas diversas expressões.

Num grande círculo, apresentamos o grupo para, a seguir, promover uma rodada de apresentações dos participantes. Foi interessante perceber que a grande maioria dos jovens já estava ali há bastante tempo - em média 4 anos - o que indica tratar-se de um grupo fortalecido e, coisa infelizmente escassa hoje, atrativo para os adolescentes.

Depois, colocamos diversas perguntas ligadas à vivência deles na mocidade espírita dentro de uma caixa, que circulava enquanto cantávamos Seja Diferente, do GAN. A cada parada, o portador da caixa tinha que abrir a caixinha e responder à pergunta que pegasse "aleatoriamente". Embora tímidos, todos responderam às perguntas, deixando transparecer a empolgação com a dinâmica.

Por fim, interpretamos Seja Diferente, Cativar, Reencarnação e O Cândido Xavier. Como nosso percussionista Éder Foschiani não pôde ir, aproveitamos para colocar os instrumentos à disposição dos adolescentes, de forma que eles pudessem nos ajudar na medida em que se sentissem à vontade. A descoordenação inicial rapidamente deu lugar a uma boa sintonia, resultando numa experiência muito enriquecedora nós pra todos. Entre uma música e outra, conversávamos sobre sentimentos e percepções causados pela música, bem como sobre a Arte Espírita, com excelentes comentários dos participantes sobre o tema.

Já hoje (25) pela manhã, foi a vez da ala mineira do Espírito de Arte entrar em campo, na Fraternidade Espiritual Cristã Obreiros da Vida Eterna, em Belo Horizonte. Fomos convidados para desenvolver um trabalho de vivência e troca de experiências com os integrantes do Grupo de Artes Desperta, formado basicamente por jovens da mocidade da casa.

Começamos com exercícios de alongamento corporal e aquecimento vocal, sempre em duplas. Logo mais, propusemos um jogo teatral: os participantes se dividiram em dois grupos, que tiveram quinze minutos para montar um esquete cada, que mostrasse a nós, visitantes, como eram as atividades desenvolvidas semanalmente por eles no Desperta. O jogo cumpria de uma só vez vários objetivos importantes: apresentação, exercício técnico, reflexão e percepção sobre o próprio trabalho artístico espírita.

Uma equipe montou um esquete mais subjetivo, com pouco texto e muita expressão corporal, centrado na alegria do trabalho e da convivência em grupo. O outro optou por algo mais naturalista, reproduzindo com textos e personagens "reais" certos desafios do cotidiano de trabalho espíritas. Ambos recorreram também à música e conseguiram nos comunicar uma série de percepções claras e bastante autênticas a respeito do que fazem e de como se sentem em relação à atividade.

A partir dos trabalhos apresentados, demos início a um bate-papo musicado sobre aquilo que chamou nossa atenção. Não do ponto de vista técnico, mas sim do sentimento, da vivência e das motivações que os levavam a dedicar horas - e até dias - toda semana ao grupo. E foi com muita alegria que ouvimos a respeito da alegria que eles têm pelo simples fato de estarem juntos, aprendendo em comunhão, contribuindo para a sensibilização e o esclarecimento uns dos outros, bem como de todos aqueles que viessem a ocupar o papel de "público" durante as apresentações.

Ao longo da conversa, cantamos Vontade de Viver, Armadura, Pensamento Sideral, Reencarnação, Pedro e NovaMente. Algumas simplesmente ouvidas, outras livremente vivenciadas ou ainda assumidas de corpo e alma pelo grupo, como se vê na foto acima.

Por fim, ouvimos as impressões dos participantes sobre o trabalho desenvolvido, além das belas composições conhecidas e cantadas pelo Desperta. Diga-se de passagem, todas com uma sonoridade muito próxima daquela do nosso grupo-irmão Cantar É Viver, de Fortaleza, que trabalha agora na gravação do primeiro CD.

E assim terminou um fim de semana de muito crescimento e senso de dever cumprido para o Espírito de Arte, Minas e Ceará. Com uma convicção cada vez mais sólida no papel essencial que a Arte tem e desempenhar em todo e qualquer processo pedagógico genuinamente espírita. E com o coração leve e agradecido a Deus pela oportunidade de avançar em conjunto na estrada bendita da descoberta dEle em nossa própria alma!

2 comentários:

Natalie!!! disse...

Foi uma experiência muito emocionante. Sentimento de afeto...afetar e ser afetada pela arte espírita!

Allan Denizard disse...

Grego,

Estamos precisando urgente que você corrija o Martelo Agalopado do Auto da Terra do Pé Rachado e Mande para o Reginauro. Temos até sexta para mandar o texto para concorrer a um projeto. E a qualidade literária é o principal ponto desse projeto. Mandei de novo pro teu e-mail. Olha lá!