segunda-feira, 3 de maio de 2010

Novas

Nova experiência de Integração e Arte

O Espírito de Arte teve a grata oportunidade de participar neste sábado do 1° Ensaio Aberto de Arte Espírita organizado pela Coordenação de Artes da Federação Espírita do Estado do Ceará (Feec). O encontro aconteceu no fim da tarde, no Centro Espírita Missionários da Luz, em Fortaleza, e contou também com a participação dos grupos Cantar É Viver, Cativar e Spectrus. A proposta do evento é de se tornar um oportunidade regular de integração e troca entre os grupos de arte espírita do Ceará, visando ao crescimento dos trabalhos.

O Ensaio começou num clima de muita descontração e leveza. Enquanto alguns montavam os equipamentos de som, havia quem conversasse, fizesse malabares ou simplesmente curtisse o ambiente. Nada mais natural, num espaço tão bonito e bem cuidado como aquele que nos acolhia a todos. Uma bela área verde, grama no chão e flores ao redor que coloriam e decoravam o lugar, tornando-o ainda mais agradável.

A idéia era que cada grupo apresentasse algumas de suas composições para os demais, sem muitas formalidades, para, ao final, podermos trocar um pouco das impressões que cada um teve do outro grupo. O Espírito de Arte foi o primeiro a se apresentar, com Em Laços, Seja Diferente e Reencarnação. Em seguida foi a vez do Cantar é Viver, que está em processo de gravação do primeiro CD e nos presenteou com Na lata e Sambinha do Amor. Depois veio o Cativar, do Centro Espírita João, o Evangelista, que está passando por um momento de reestruturação. O grupo deixa de lado o formato coral e assume uma identidade de banda. Eles tocaram Alegria e Consolador Prometido. Para fechar o encontro, ouvimos as músicas do novíssimo e promissor grupo Spectrus, formado por jovens da Mocidade Espírita Paulo e Estevão. Eles tocaram Luz e Salve meu coração.

Ao final, sentamos todos em uma grande roda para avaliar brevemente aquele momento. Foi interessante perceber como o Ensaio Aberto ecoou positivamente! A maior parte dos comentários giraram em torno de “adorei a integração deste encontro”, “foi muito bom poder ouvir o estilo do outro grupo”, “aqui podemos nos aprimorar mais tecnicamente”, “vamos fazer isso sempre”. Enceramos com uma bela prece musicada e a sensação de que juntos podemos ir muito mais longe, alçando vôos cada vez mais audaciosos.

O próximo ensaio já ficou marcado para o dia 3 de julho! E nós, é claro, estaremos lá!

Nenhum comentário: