

Um mês e dois dias. Foi o tempo necessário para que o Portal Cearense de Arte Espírita batesse a casa dos 1.000 acessos, com quase duas mil visitas a páginas do site. Segundo o Google Analytics, já tivemos gente de Portugal, Estados Unidos, Japão, Suíça, Itália, México, França e Espanha dando uma espiada aqui. E além dos links para este blog que citamos no último De relance, temos agora também ligações no gigante Portal Garanhuns Espírita, na página da União das Sociedades Espíritas de São Paulo e no site Espiritismo na Era Digital. Novas fronteiras reais e virtuais, que pretendemos desbravar com cada vez mais garra em benefício da Arte Espírita!
Avaliação: O Amor Venceu
Não é tarefa simples adaptar um roteiro literário para o teatro. As linguagens são muito distintas, as formas de desenvolver a trama, idem... E mesmo quem sabe disso, nem sempre dá conta do recado. É mais ou menos o que acontece
Bezerra, o Espírito, e seu diário...
Foram meses de espera angustiante para milhares de espíritas de todo o Brasil. Só no Youtube, o primeiro trailler oficial do filme sobre o médico e político cearense Adolfo Bezerra de Menezes teve mais de 86 mil acessos, 144 votos e quase sessenta comentários de aprovação. A estréia de O Médico dos Pobres foi sendo adiada pouco a pouco em quase um ano... Mas finalmente vai sair! Próximo dia 29, com o substancioso apoio da Fox Filmes, 40 cidades de todo o país devem receber, em primeira mão, o tão esperado Bezerra de Menezes, o... o o quê mesmo? "Diário de um Espírito"?! Como assim? O filme agora é baseado em romance mediúnico?! Serão as Memórias Póstumas do Adolfo??? Há pouco mais de duas semanas da aguardada estréia, o Espírito de Arte desvenda o percurso que transformou O Médico dos Pobres n'O Espírito que Escreve. Com a palavra, o diretor e o idealizador do filme!
"O fime seria uma doc-ficção, alternando cenas com personagens e depoimentos de historiadores e pesquisadores. Mas depois de uma exibição teste, optamos por eliminar a parte documental, que vai agora pros extras quando sair em DVD. Então tivemos que fazer uma mudança na estrutura do filme. Pra colocar as novas cenas e eliminar os depoimentos, a solução foi colocar o Bezerra contando a história. Ele passa pela casa, pela infância, é como se fosse um diário mesmo. Isso explica o novo nome. Como o pessoal da Fox também não gostou muito do nome Médico dos Pobres, deu tudo certo!'' (Gláuber Filho, hoje à tarde por telefone)
"Você tem muitos filmes feitos com base em diários, como aquele Diário de Anne Frank, sobre uma judia presa durante a 2ª Guerra. Como são reminiscências da memória do Dr. Bezerra, fica como se fosse mesmo um diário dele. Foi um consenso nosso com a Globo Filmes, que entrou na semana passada, e a Fox Filmes." (Eduardo Girão, hoje à tarde, de Londrina, por telefone)
Qual de nós não tem nenhuma boa lembrança de Anjos, um dos maiores clássicos da música espírita no Nordeste? Melodia simples, harmonia envolvente e uma letra que convida à ação. Já embalou muitos encontros de jovens e caravanas do passado. Hoje continua a fazer sucesso no movimento espírita de vários estados.
Dia desses, uma amiga dos tempos de mocidade enviou pra gente um recado pelo Orkut sobre Anjos. Queria a “letra completa” da música, pois, segundo ela, em todos os sites da internet faltavam pedaços... Mal sabia ela que não havia nada de errado nos sites. O problema estava na versão, cheia de acréscimos, que ela e milhares de espíritas cearenses conhecem.
A composição original, de Beto Almeida, surgiu no primeiro disco do Grupo Acorde, da Paraíba (Laços de Família, 1994). Quem ouvir a faixa vai perceber que não existe “para perdoar”, “para cultivar”, “de se melhorar”, nem qualquer outra das finalizações de versos popularizadas no movimento espírita daqui. Mas, e então? O que aconteceu pelo meio do caminho?
A busca pela origem dessa parte extra nos levou a onze anos atrás, e à figura de um grande trabalhador espírita. Elizeu Lima, ex-tenor do Grupo Ame, foi o responsável pelos famosos acréscimos, que dão um toque especial a Anjos! É ele mesmo quem conta a história, com exclusividade, para o Portal da Arte Espírita!
1) Qual a origem desses adendos à versão original de Anjos?
Os trechos novos surgiram em meados de 1997, quando eu participava de um grupo vocal denominado Caminho de Luz, formado por jovens para levar música espírita aos centros e pequenos eventos. Nós começamos a cantar Anjos depois de termos sido apresentados a ela pelo violonista do grupo, o Francisco Camelo. Porém, na música original, os refrões eram complementados com um vocal, sem letras, feito por uma cantora, de voz muito bonita, por sinal. Como no nosso grupo as vozes femininas eram poucas e todas contraltos, não alcançavam as notas agudas, surgiu a idéia de criar uma versão letrada para esses vocais, para que todos cantassem em uníssono.
2) Foi tudo de uma vez, ou levou algum tempo até chegar à forma como se canta hoje?
Rapaz, levou basicamente um dia. Não sei explicar de que forma a versão saiu. Eu apenas ouvi a música e fui deixando a inspiração acontecer, tentando sempre primar pela qualidade e pela mensagem espírita.
3) Sabia que hoje, no Ceará, pouca gente conhece a versão original da música?
Rapaz, isso me assusta!!! (risos). Não pretendia que minha versão tomasse tanto vulto assim ao ponto de ninguém conhecer a música original (mais risos). Mas, falando sério, é uma pena. Espero que as pessoas procurem ouvir a música original, pois ela também é muito bela e harmoniosa, e muito bem executada pelo Grupo Acorde. Aliás, eles possuem muitas músicas bonitas, apesar de não serem um grupo totalmente espírita, há integrantes católicos também, mas a música não tem "dono", ela é universal e, quando pessoas de boa vontade resolvem se reunir para executar melodias de qualidade e de luz, não existem "rótulos religiosos" que impeçam isso.