quinta-feira, 28 de agosto de 2008
Mais
Faltam menos de 24 horas para as primeiras exibições oficias do longa-metragem Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito! Serão nada menos do que 44 salas em todos o Brasil a receber o primeiro filme genuinamente espírita e de grande porte da história. Mas como todo novo investimento, esse precisa mostrar a que veio. Distribuidoras de peso, como Fox e Globo Filmes, aceitaram o desafio de apoiar a empreitada. Agora, elas querem ver retorno. Quer dizer, ou o filme estoura nos cinemas, ou até nunca mais! Por isso, pessoal, é hora de mostrar nosso poder de coesão! Vamos lotar essas salas e garantir o espaço para as próximas iniciativas do gênero, que, sem dúvida, poderão ir ainda muito mais longe do que este pioneiro Bezerra! Pra ninguém poder reclamar, seguem abaixo todas as salas do país onde o filme será exibido. É só clicar sobre o nome do cinema para ir direto ao site, com todas as informações sobre horários, preços e localização! Melhor que isso, só dois disso!!! ATUALIZADOS LINKS PALMAS (TO) E FORTALEZA (CE)
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
Mais
Já imaginou a cena? Em plena igreja evangélica, Chico Xavier psicografa onde deveria haver um pastor pregando... Os textos são poemas que trazem a assinatura de grandes escritores brasileiros, todos mortos há muitos anos! Se o causo ocorreu no mundo real, não saberíamos dizer. Mas pode apostar que ele teve lugar no mundo teatral! O palco foi a II Igreja do Evangelho Quadrangular de Morada Nova, interior do Ceará. E quem protagonizou o feito foi o Grupo Espírita de Teatro Leopoldo Machado, com a peça Chico Xavier, a Mão dos Imortais, no último sábado (23).
A apresentação foi por conta da VI Mostra Brasileira de Teatro Transcendental, que levou arte espiritualizada a 13 municípios cearenses esse ano! Infelizmente, o grupo teve que disputar espaço com um megacomício que acontecia ao mesmo tempo... Por isso, o público ficou em torno de apenas 40 pessoas. Mesmo assim, foi uma experiência interessante. Principalmente para um grupo que já teve oportunidade de se apresentar também em salão paroquial, auditório de escola católica e loja maçônica pelo interior cearense...
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Novas
A Mostra Brasileira de Teatro Transcendental chega à reta final com uma verdadeira maratona para os Grupos Espíritas do Ceará. Depois de uma semana inteira de apresentações, o Teatro de Bonecos Riso de Deus tem cinco compromissos em três dias. O espetáculo ganha o terminal de ônibus do Papicu, em Fortaleza, hoje às 18h. Amanhã, o grupo faz a peça Viva e Deixe ViverZé Pretim Mamulengo e os Oito Jeitos de Mudar o Mundo, também em Fortaleza, às 16h, no palco principal do Theatro José de Alencar. De lá, segue para o município de Redenção, onde apresenta Viva e Deixe Viver, às 17h. No domingo, o Riso de Deus repete a dose no TJA e depois segue com Viva... para o município de Maracanaú.
O Grupo Lema se apresenta menos, mas viaja mais, sempre com Chico Xavier, a Mão dos Imortais. Hoje o grupo vai a Maranguape, Região Metropolitana de Fortaleza, para fazer o espetáculo às 19h, no teatro da cidade. Amanhã é a vez de Morada Nova, no mesmo horário. No domingo, o Lema segue para Guaramiranga, onde encerra sua participação na VI Mostra. Com exceção das apresentações no José de Alencar, todos os espetáculos serão gratuitos!
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
De relance
Um mês e dois dias. Foi o tempo necessário para que o Portal Cearense de Arte Espírita batesse a casa dos 1.000 acessos, com quase duas mil visitas a páginas do site. Segundo o Google Analytics, já tivemos gente de Portugal, Estados Unidos, Japão, Suíça, Itália, México, França e Espanha dando uma espiada aqui. E além dos links para este blog que citamos no último De relance, temos agora também ligações no gigante Portal Garanhuns Espírita, na página da União das Sociedades Espíritas de São Paulo e no site Espiritismo na Era Digital. Novas fronteiras reais e virtuais, que pretendemos desbravar com cada vez mais garra em benefício da Arte Espírita!
Avaliação: O Amor Venceu
Não é tarefa simples adaptar um roteiro literário para o teatro. As linguagens são muito distintas, as formas de desenvolver a trama, idem... E mesmo quem sabe disso, nem sempre dá conta do recado. É mais ou menos o que acontece
domingo, 17 de agosto de 2008
Novas
Os próximos sete dias serão de festa espiritual para o Ceará! De amanhã até domingo, teatros, centros culturais, escolas e terminais de ônibus de todo o estado ganham o brilho especial da arte espiritualizada, com a sexta edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental.
Quem abre a festa é o nosso Teatro de Bonecos Riso de Deus, que se apresenta já nessa segunda, no município de Eusébio, com a peça Viva e Deixe Viver. Na terça (19), o Riso de Deus leva o espetáculo ao terminal de Antônio Bezerra, em Fortaleza. Ambas as apresentações são gratuitas e devem começar às 18h.
Enquanto isso, a Mostra começa a movimentar o Theatro José de Alencar, palco principal do evento. A primeira atração é o Coral das Águas (18h35), que se encarrega de abrir o espetáculo O Amor Venceu, baseado em romance homônimo de Zíbia Gasparetto. O trabalho é da Companhia Rama Kriya, de São Paulo, e começa às 19h, só para convidados.
Quarta-feira (20) é hora de colocar o público pagante no TJA. O grupo Comédia Cearense apresenta, às 19h, Os Olhos de Bette Davis, um trabalho montado especialmente para a ocasião. Em seguida, às 21h, nova apresentação de O Amor Venceu, que toma conta do Theatro também na quinta, preenchendo os dois horários.
Correndo por fora, mas sempre presente, o Riso de Deus (só dá ele nessa Mostra...) se apresenta ainda nos terminais de Parangaba (quarta-feira), Messejana (quinta-feira) e Papicu (sexta-feira), pontualmente às 18h. Na sexta, o TJA recebe nos dois horários a mineira Cangaral Produções Artísticas, com a peça Bate, Bate Coração, que promete um humor semelhante a Um Espírito Baixou em Mim, apresentada pelo mesmo grupo na V Mostra.
Por enquanto, é isso! Durante a semana, você confere o resto da programação de Fortaleza e interior, avaliações dos trabalhos apresentados e muito mais, aqui, no Espírito de Arte!
terça-feira, 12 de agosto de 2008
Mais
Bezerra, o Espírito, e seu diário...
Foram meses de espera angustiante para milhares de espíritas de todo o Brasil. Só no Youtube, o primeiro trailler oficial do filme sobre o médico e político cearense Adolfo Bezerra de Menezes teve mais de 86 mil acessos, 144 votos e quase sessenta comentários de aprovação. A estréia de O Médico dos Pobres foi sendo adiada pouco a pouco em quase um ano... Mas finalmente vai sair! Próximo dia 29, com o substancioso apoio da Fox Filmes, 40 cidades de todo o país devem receber, em primeira mão, o tão esperado Bezerra de Menezes, o... o o quê mesmo? "Diário de um Espírito"?! Como assim? O filme agora é baseado em romance mediúnico?! Serão as Memórias Póstumas do Adolfo??? Há pouco mais de duas semanas da aguardada estréia, o Espírito de Arte desvenda o percurso que transformou O Médico dos Pobres n'O Espírito que Escreve. Com a palavra, o diretor e o idealizador do filme!
"O fime seria uma doc-ficção, alternando cenas com personagens e depoimentos de historiadores e pesquisadores. Mas depois de uma exibição teste, optamos por eliminar a parte documental, que vai agora pros extras quando sair em DVD. Então tivemos que fazer uma mudança na estrutura do filme. Pra colocar as novas cenas e eliminar os depoimentos, a solução foi colocar o Bezerra contando a história. Ele passa pela casa, pela infância, é como se fosse um diário mesmo. Isso explica o novo nome. Como o pessoal da Fox também não gostou muito do nome Médico dos Pobres, deu tudo certo!'' (Gláuber Filho, hoje à tarde por telefone)
"Você tem muitos filmes feitos com base em diários, como aquele Diário de Anne Frank, sobre uma judia presa durante a 2ª Guerra. Como são reminiscências da memória do Dr. Bezerra, fica como se fosse mesmo um diário dele. Foi um consenso nosso com a Globo Filmes, que entrou na semana passada, e a Fox Filmes." (Eduardo Girão, hoje à tarde, de Londrina, por telefone)
domingo, 10 de agosto de 2008
De relance
O Riso de Deus, de Tide, Sucatinha e cia esteve ontem na terra natal de Bezerra com a peça Viva e Deixe Viver. Foi a abertura da Mostra Itinerante, que precorre vários municípios do interior e terminais de ônibus em Fortaleza. "Tava uma vibração muito boa. Coincidentemente o personagem mediador da história é Bezerra de Menezes, e a peça foi escolhida antes de sabermos que a apresentação seria lá. Então teve uma sintonia muito boa com o público", garantiu nosso querido Coordenador de Artes e fundador do Riso de Deus hoje pela manhã, já em Fortaleza. Cerca de 200 pessoas assistiram à peça, na quadra da escola mantida pelo Lar Fabiano de Cristo em Jaguaretama. Que seja só o início de mais uma Mostra de sucesso!
Portal de Arte na mídia...
E não é que a nossa página já está ganhando espaço pela internet? No último dia 6 de agosto, o blog jornalístico Liberdade Digital, um dos mais conceituados do estado, mencionou o Espírito de Arte na nota blog-se. Cortesia de Emílio Moreno, que trabalha na produção do programa Viva Fortaleza, na TV O Povo. Além dessa referência, já temos ligação direta nos sites da Associação Brasileira de Artistas Espíritas, da Federação Espírita do Estado do Ceará e do Movimento Fraternidade, mantido pela Organização Social Cristã-Espírita André Luís, de Brasília. Graças a esse "apoio midiático", conseguimos mais de 600 acessos em três semanas no ar. E a meta é ir muito mais longe na divulgação e na consolidação da Arte Espírita no Ceará!
quarta-feira, 6 de agosto de 2008
Você Conhece?
Qual de nós não tem nenhuma boa lembrança de Anjos, um dos maiores clássicos da música espírita no Nordeste? Melodia simples, harmonia envolvente e uma letra que convida à ação. Já embalou muitos encontros de jovens e caravanas do passado. Hoje continua a fazer sucesso no movimento espírita de vários estados.
Dia desses, uma amiga dos tempos de mocidade enviou pra gente um recado pelo Orkut sobre Anjos. Queria a “letra completa” da música, pois, segundo ela, em todos os sites da internet faltavam pedaços... Mal sabia ela que não havia nada de errado nos sites. O problema estava na versão, cheia de acréscimos, que ela e milhares de espíritas cearenses conhecem.
A composição original, de Beto Almeida, surgiu no primeiro disco do Grupo Acorde, da Paraíba (Laços de Família, 1994). Quem ouvir a faixa vai perceber que não existe “para perdoar”, “para cultivar”, “de se melhorar”, nem qualquer outra das finalizações de versos popularizadas no movimento espírita daqui. Mas, e então? O que aconteceu pelo meio do caminho?
A busca pela origem dessa parte extra nos levou a onze anos atrás, e à figura de um grande trabalhador espírita. Elizeu Lima, ex-tenor do Grupo Ame, foi o responsável pelos famosos acréscimos, que dão um toque especial a Anjos! É ele mesmo quem conta a história, com exclusividade, para o Portal da Arte Espírita!
1) Qual a origem desses adendos à versão original de Anjos?
Os trechos novos surgiram em meados de 1997, quando eu participava de um grupo vocal denominado Caminho de Luz, formado por jovens para levar música espírita aos centros e pequenos eventos. Nós começamos a cantar Anjos depois de termos sido apresentados a ela pelo violonista do grupo, o Francisco Camelo. Porém, na música original, os refrões eram complementados com um vocal, sem letras, feito por uma cantora, de voz muito bonita, por sinal. Como no nosso grupo as vozes femininas eram poucas e todas contraltos, não alcançavam as notas agudas, surgiu a idéia de criar uma versão letrada para esses vocais, para que todos cantassem em uníssono.
2) Foi tudo de uma vez, ou levou algum tempo até chegar à forma como se canta hoje?
Rapaz, levou basicamente um dia. Não sei explicar de que forma a versão saiu. Eu apenas ouvi a música e fui deixando a inspiração acontecer, tentando sempre primar pela qualidade e pela mensagem espírita.
3) Sabia que hoje, no Ceará, pouca gente conhece a versão original da música?
Rapaz, isso me assusta!!! (risos). Não pretendia que minha versão tomasse tanto vulto assim ao ponto de ninguém conhecer a música original (mais risos). Mas, falando sério, é uma pena. Espero que as pessoas procurem ouvir a música original, pois ela também é muito bela e harmoniosa, e muito bem executada pelo Grupo Acorde. Aliás, eles possuem muitas músicas bonitas, apesar de não serem um grupo totalmente espírita, há integrantes católicos também, mas a música não tem "dono", ela é universal e, quando pessoas de boa vontade resolvem se reunir para executar melodias de qualidade e de luz, não existem "rótulos religiosos" que impeçam isso.
sábado, 2 de agosto de 2008
Novas
Peças de São Paulo? Minas? Grupos consagrados do Ceará? Pode esquecer! Quem dá as cartas (e a cara) durante a 6ª edição da Mostra Brasileira de Teatro Transcendental é o Teatro de Bonecos Riso de Deus! Ao completar 20 anos de arte espírita, a trupe cearense ganha de presente o maior espaço já oferecido pela Mostra a um só grupo. Logo aquele que até bem pouco tempo atrás era conhecido como "o grupo de um homem só"...
A peça Viva e Deixe Viver ganha os terminais de Antônio Bezerra, Parangaba, Messejana e Papicu, além dos municípios de Eusébio, Redenção e Maracanaú. A estréia acontece no próximo sábado, em Jaguaretama, na abertura da Mostra Itinerante. A trama aborda as dificuldades de uma garota abandonada pelo namorado após engravidar e todas as mudanças que a separação traz para a vida dos dois.
Mas o ponto alto do grupo acontece nos dias 23 e 24, às 16h. É quando Zé Pretim Mamulengo, personagem-símbolo do Riso de Deus, sobe ao palco principal do Theatro José de Alencar. Ele leva ao público sua proposta d'Os Oito Jeitos de Mudar o Mundo, simples, profunda e irremediavelmente bem-humorada... Veja abaixo um pouco do que o Ceará vai ganhar durante as próximas semanas: