quinta-feira, 11 de junho de 2009

Novas

Novidades no Cinema Espírita

Noticiamos há pouco o lançamento do primeiro trailler - na verdade um teaser - do filme Chico Xavier. Uma produção que gera muita expectativa entre espíritas e não-espíritas. Mas que certamente não tem a pretensão de divulgar o espiritismo. E nem mesmo de ter um roteiro fundamentado na visão de mundo espírita.

Por isso, apesar da temática muito cara aos adeptos da doutrina, ele não tem nenhum tipo de "compromisso doutrinário" ou qualquer coisa que o valha. Em suma, acreditamos que não venha a ser exatamente um exemplar do que se tem chamado "cinema espírita".

Por outro lado, correm por fora do grande circuito produções menos pretensiosas, mas que podem nos trazer boas surpresas. No Rio Grande do Sul, o Grupo Arte Viva Espírita (AVE) lança hoje o méda-metragem Faces, na Casa de Cultura de Canoas, em Porto Alegre.

Segundo a sinopse oficial, o filme retrata a história de Camili (Jenifer Corrêa), uma jovem que vê os sonhos estraçalhados pelas ilusões. "Negando os valores éticos da vida, incita ao imediatismo do prazer a qualquer preço e tira do Espírito os estímulos de coragem nobre, facultando o desbordar das paixões violentas, que irrompem alucinadas, em caudais de revolta e desajuste."

O trailler é este aqui:



O filme será lançado também na 1° Mostra Goiana de Cinema e Vídeo Espírita, que acontece nos próximos dias 25 e 26 de julho, no Cine Ouro, Goiás. O evento promove, no sábado, uma exibição de Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito, seguido de debate com o diretor Glauber Filho sobre Cinema Espírita. Já no domingo, acontece a mostra propriamente dita. As categoria são: Curta, até 20 min; Média, até 50 min; Longa, a partir de 50 min; Curta - Mocidade, produzido por mocidades espíritas, até 10 min; e Vídeo-Clipe.

Fica o desafio para quem chega de fazer Arte fundamentada no Espiritismo, com técnica e sensibilidade! E não doutrinação audiovisual pra espírita ver...

2 comentários:

Blog Blogspot disse...

Caro Romário,

O Grupo Espírita Paz e Bem! informa que teremos uma palestra nutritiva prá alma:
http://gepazebem.blogspot.com/2009/06/palestra-de-quinta-18.html

Abs fraternais,
Janio

Anônimo disse...

Olá Amigos.
Acompanho a tempo o blog, mas fazia um certo tempo que não tiha tempo para as leituras. Não tinha visto o post que fala do nosso filme. Obrigado pela divulgação, só faço uma correção na matéria: Na parte que você citou "na Casa de Cultura de Canoas, em Porto Alegre.", não é em Porto Alegre, é em Canoas.
Abraços e muita luz para vocês!