quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Novas

Grupo Ame grava DVD ao vivo

Amanhã, um dos grupos mais tradicionais da música espírita no Nordeste sobe ao palco. Mas não é para qualquer apresentação. Enquanto centenas de pessoas estiverem assistindo ao show, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um batalhão de quase 30 profissionais vai estar a postos registrando cada detalhe do espetáculo.

Serão oito operadores de câmera, munidos de equipamentos de alta resolução, diretores de fotografia, técnicos de som, assistentes de gravação. Cada um fazendo a parte que lhe cabe para a gravação do Intimidade Espírita, primeiro DVD do gênero a ser gravado no Ceará.

Identificamos que durante estes 20 anos de atuação do grupo, a mensagem espírita que cantamos tem entrado de forma sutil, mas muito eficaz, na intimidade de pessoas e lares. Pela bondade da espiritualidade maior, ela tem tocado corações, esclarecido dúvidas, consolando e instruindo, cumprindo assim nossa humilde tarefa de divulgação espírita. Intimidade Espírita, porque desta forma acabamos participando da vida íntima de cada um que permitiu entrássemos em suas vidas e lares, explica Expedito Brito, fundador do grupo e um dos coordenadores do projeto.

Para as duas noites de gravação, o grupo promete um "passeio" pelo repertório consagrado entre os espírita nordestinos, além de canções cantadas, mas até hoje nunca gravadas pelo Ame. Participam também da festa convidados como Tarcísio Lima, arranjador, compositor e orientador musical do grupo em todos os discos que o Ame gravou; Adelson Viana, um dos acordeonistas mais conceituados do Ceará; Sérgio, Chiquinho e Luciano Klein, ex-integrante que vão cantar/tocar em algumas faixas.

Sobre a previsão de lançamento do DVD, Expedito é cauteloso. Ainda não sabemos ao certo, mas com certeza em 2010, com lançamento nacional, garante.

Com a gravação do show, o Ame se junta a um universo seleto, mas crescente, de grupos espíritas de arte que entram com os dois pés na era do audiovisual. O primeiro deles, foi o Grupo Arte Nascente (GAN), de Goiânia, que gravou ainda em 2007 o DVD Arte Nascente (comentado em detalhes neste mesmo blog), e agora já planeja o segundo disco, intitulado Vida.
Depois vieram o Grupo Semente, de Recife, que gravou o Semente Acústico 10 Anos em junho de 2008 e o Grupo Acorde, de João Pessoa, cujo trabalho, gravado em outubro passado, ainda não tem nome oficial nem previsão de lançamento.

Que sejam todas essas iniciativas um reflexo de tempos novos para a Arte do Bem, que canta a Paz, o Amor e a Bondade, que emociona e faz vibrar a alma, que fortalece e nos dá forças para seguir em frente. Rumo aos altos destinos que Deus reservou a cada um de nós!

2 comentários:

Golbery disse...

EU FUI!!! E foi bonito demais!!! Enquanto a apresentação se desenrolava, dois grandes telões ao lado do palco enriqueciam o espetáculo hora com closes, hora com imagens de 3 de dezembro de 1989!!! Imagine aí vários dos componentes do Grupo AME na primeira apresentação deles!!! Exibiram também algumas entrevistas e fizeram homenagens a alguns colaboradores. Vários ex-participantes do Grupo estavam na plateia. Foi muito muito bonito!

Golbery disse...

Outra! Para quem estava na plateia, a lua cheia estava um pouco acima do palco! Um alinhamento centralizado, perfeito!!! Comentei com quem estava ao meu lado. Que bonito!