segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Você Conhece?

Cautiva, Estrella Matutina e otras más...

O movimento ainda é tímido, mas aos poucos a Arte Espírita volta a se projetar para fora do Brasil! Digo que volta porque, como já tratado aqui, ela surgiu praticamente junto com as primeiras publicaçõs espíritas, lá na Europa mesmo. Mas junto com a dissolução do espiritismo europeu, a Arte Espírita transatlântica evaporou também... Veio florescer de novo aqui, junto com o espiritismo cristão brasileiro, durante o século XX. E agora, quase um século depois, volta a se insinuar para além de nossas fronteiras.

O caminho mais curto, óbvio, é o lusófono. Portugal é um dos países europeus cujo movimento espírita mais cresce hoje. E é lá que vai acontecer o primeiro encontro de Arte Espírita fora do Brasil! Próximo dia 27, acontece um Festival de Música Espírita organizado por três instituições portuguesas, no Vale do Cambra. O evento conta com pelo menos um nome expressivo da música espírita brasileira: o veterano Moacyr Camargo.

Depois das terras de Cabral, por ordem de acessibilidade, vem o vasto mundo hispânico! Aqui mesmo pela América Latina há vários países que contam com organizações espíritas numerosas e razoavelmente bem estruturadas. Neste boletim do Conselho Espírita Internacional, a Confederación Espiritista Colombiana (Confecol) já divulgava a "Expo-Libro Espirita 2004", que tinha entre seus objetivos a Promoción del Arte y la Cultura Espirita; Recitales de: Poesía Espirita, Música Espirita, Exposición y presentación de novelas espiritas, de ensayos espiritas y de cuentos espiritas. Além disso, o Portal Espírita Plenus traz uma referência a um certo CD Musicas Espiritas de Paraguay, que, infelizmente, resulta num link quebrado...

E assim como há um movimento de exportação do espiritismo brasileiro para o exterior, há algumas iniciativas que procuram transpor a nossa arte para lá também. A diferença é que a Arte, tratando essencialmente de sentimentos, é o que há de mais universal nesse mundo. Superada a barreira da língua, o resto é fichinha. O GAN (GO) já se apresentou em Portugal e nos EUA, oportunidade em que adaptou refrões de muitas músicas para o inglês e o espanhol. Tim e Vanessa (MG), por sua vez, não descartam a possibilidade de gravar em inglês e esperanto. Correndo por fora, algumas pessoas já puseram a mão na massa, e... o resultado você confere aqui:

http://www.mocidadesespiritas.com.br/modules/PlayEsp/player.swf

Gostou? Pois no link abaixo você lê, em primeira mão, a primeira das três versões de Hydesville, clássico recente da música espírita brasileira, que vão ganhar muito em breve clipes no Youtube. Projeto do Espírito de Arte!

http://espiritodearte.blogspot.com/2008/07/contedo-extra.html

5 comentários:

Anônimo disse...

Gostei!

Anônimo disse...

paula disse adorei

Anônimo disse...

Ola garotada, fico muito empolgado com a arte espírita Brasileira ficando internacional, eu que agora estou adentrando esse mundo não sabia que já estava neste patamar! Fiquei muito feliz mesmo. E queria saber de quem sãos as imagens que aparecem aqui? É arte espírita também? Não é dito nada no texto.

Fortíssimo abraço Sulista!
Marcílio Souza

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Espírito de Arte disse...

Você tem toda a razão, Marcílio! Mil desculpas pelo lapso... Na verdade, ambos os quadros são da Patrícia Moreira, artista plástica espírita de Vitória da Conquista (BA). Vamos preparar um post sobre o tema em breve! Mas se já quiser se inteirar um pouco, fica aí a página oficial dela: http://www.patriciamoreira.com Abraço!