terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Mais

A outra experiência espírita de Machado de Assis

Hão de lembrar-se da minha aventura espírita, e da promessa que fiz, de iniciar-me na nova igreja. Vão ver agora o que me aconteceu.


Assim começa a crônica de Machado de Assis publicada no dia 11 de outubro de 1885, na Gazeta de Notícias. Exatamente uma semana após uma das mais fantásticas crônicas já escritas em língua portuguesa, na qual o Bruxo versava sobre o mesmo tema. Como nem ele era perfeito, este segundo texto não guarda o mesmo brilho do primeiro. É engenhoso, bem escrito, machadianamente irônico, mas, é preciso reconhecer, deixa um pouco a desejar em relação ao primeiro, que foi um dos mais acessados de todos os tempos neste Portal.

Mesmo assim, resolvemos colocá-lo aqui também. Vai propiciar um bom momento de leitura aos apaixonados pela pena de Machado. E vai mostrar aos interessados pela temática espírita, ainda e sempre, mais um exemplo de como essa proposta de compreensão da realidade influenciou a cultura brasileira, ainda em fins do século XIX. É clicar abaixo e aproveitar!

http://espiritodearte.blogspot.com/2008/07/contedo-extra_06.html

Nenhum comentário: