domingo, 21 de dezembro de 2008

Elis Regina, cantora espírita?

E não é que a Pimentinha, Elis Regina, também foi espírita? Não só estudava a doutrina sistematizada por Kardec, como freqüentava um centro espírita em Curitiba e psicografava. De quebra, ainda serviu de ponte para a adesão de outros nomes notáveis da MPB ao espiritismo, a exemplo de Clara Nunes. O texto abaixo, que encontramos no Tablóide Digital, dá alguns detalhes pouco conhecidos sobre a vivência espírita da cantora. Ele foi escrito por Aramis Millarch e publicado no jornal Estado do Paraná, em 24 de janeiro de 1982, cinco dias após a morte da Pequena Notável.

Elis Regina foi durante muitos anos uma das maiores incentivadoras das obras filantrópicas que o espírita Amaury da Cruz desenvolve através do Centro Espírita Dr. Leocádio. Participando das sessões do Centro dedicado à fé kardecista, Elis Regina sempre foi bastante discreta em torno desta sua atividade e pelo fato da doutrina de Alan Kardeck (Leon Hipolyte Denizar Revail [sic] , 1804-1869) condenar totalmente o suicídio, todos que conheciam bem Elis Regina não acreditam, de forma alguma, que ela tenha, voluntariamente, posto fim a sua vida na manhã de segunda-feira.

A ligação de Elis Regina com o Centro Espírita Dr. Leocádio José Correa a levou, algumas vezes, fazer shows em favor de obras sociais auxiliadas pelo professor e médium Amaury Cruz – numa contribuição das mais meritórias e que fazia aumentar ainda mais o respeito e carinho que tantos tinham por sua pessoa. A ligação de Elis Regina com o professor Amaury Cruz e seus companheiros do Centro Espírita Dr. Leocádio José Correa e as graças recebidas, fez com que inúmeros de outros famosos da vida artística brasileira também passassem a freqüentar suas sessões, num trabalho discreto e que nunca teve qualquer exploração publicitária.

Entre outros já freqüentaram o Centro Espírita Dr. Leocádio José Correa, nestes últimos anos, artistas como Roberto Carlos, Clara Nunes e Geraldo Del Rey – este, aliás, por um longo período.

Imagina só, umas das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos fazendo show em prol de instituições espíritas! Pra completar, só faltava Elis Regina cantar música espírita também... Bom, se pensarmos em música espírita como a composição musical escrita sob influência do espiritismo, que expressa um sentimento coerente com a visão de mundo espírita... Então ela cantou! Não só cantou como gravou! E o Espírito de Arte traz aqui a raríssima composição No Céu da Vibração, de Gilberto Gil. Uma homenagem a Chico Xavier, interpretada ao vivo por Elis!



Se quiser conferir a letra, é só clicar aqui:
http://espiritodearte.blogspot.com/2008/07/contedo-extra_01.html

12 comentários:

Eliane disse...

Bom saber!
Porque vocês não falam sobre o ator Caio Blat. Se não me engano ele também é espírita.
=D

Thiago Mello disse...

A grande cantora Maysa também era Espírita, inclusive sua mãe fora curada em uma operação espiritual ainda nos anos 60.

Maria Eugênia disse...

Precisamos ter muita atenção com todos os nossos irmãos que entram na Casa Espírita, alguns podem estar desequilibrados e nem percebemos que precisam de ajuda. isso é um alerta para olharmos melhor para os lados, tratarmos a todos com muito carinho e humanizarmos os nossos relacionamentos.
Maria Eugênia

Stella disse...

Também não sabia...q bom

theunitedartists.wordpress.com disse...

...desde muito cogitava a Elis ser Espírita, pela força de vibração assim como pela linha de ação.
Agradeço ao divulgador, pela imensa misericórdia em revelar algo tão importante para nós, pessoas comuns que seguiremos a partir daqui, com a certeza absoluta de que ela não desertou da sua missão. Ela jamais o faria com o conhecimento que possui.
Para sua família, envio todo meu carinho e respeito, o mesmo em que ela utilizou para demonstrar seu amor por toda sua família: O Brasil!

Tanya Althea disse...

Queridos! Sou grata por este filme!
Muito bom conhcer o seu blog.
Tanya Althea

luiz antonio nardino disse...

SOU CRISTÃO KARDECISTA JÁ TEM ALGUNS ANOS E, FIQUEM SABENDO QUE SER ESPIRITA É PRIMEIRO, ACREDITAR EM DEUS ACIMA DE TUDO E, DEPOIS EM SEUS AUXILIARES(ESPIRITUAIS) PARABÉNS PELO LEVANTAMENTO!
LUIZ ANTONIO NARDINO

Anninha disse...

Eu já sabia. Tenho uma linda mensagem psicografada por ela que guardo com todo meu afeto. Elis continua trabalhando no amor. Paz e luz a todos

Anninha disse...

Eu já sabia. Tenho uma linda mensagem psicografada por ela que guardo com todo meu afeto. Elis continua trabalhando no amor. Paz e luz a todos

Anninha disse...

Eu já sabia. Tenho uma linda mensagem psicografada por ela que guardo com todo meu afeto. Elis continua trabalhando no amor. Paz e luz a todos

Anninha disse...

Eu já sabia. Tenho uma linda mensagem psicografada por ela que guardo com todo meu afeto. Elis continua trabalhando no amor. Paz e luz a todos

Literatura de resistência disse...

Eu nasci em 1987 um bom tempo após a sua morte,porém fui criado escutando Elis e me afiniso com toda a sua força ,quando tive idade pra conhecer sua história ,lamentei imensamente a formo como sucedeu-se a passagem , vou lhes contar eu sou cantora ,compositora ...infelizmente ainda não em voga ...porque já recusei dezenas de oportunidade de me tornar conhecida porque sempre tive medo da "liberdade" que esse meio nos proporciona ,recebi convites de gravadoras ,mas como disse tenho medo ...eu por acreditar demais nessa pseudo liberdade me envolvi com drogas ,a mesma que matou nossa querida pimentinha ,além do vício em benzodiasepnicos e barbituricos ,além de altas dosagens de analgésicos para suprimir uma dor que só existe na minha cabeça ,estou me recuperando do vício e continuo amando a música ...só relatei isso porque nasci em um lar kardecista ,fiz evangelização , e digo isso ,nascer em um meio espirita ,não nos livra e àqueles que nós amamos de passar pelos percausos ,nos dá entendimento ,mas não nos isenta ou nos livra de nossos monstros interiores ,eles vêm conosco de várias outras encarnações e a doutrina nos dá força pra resistir ...Elis não perdeu sua missão,ninguém perde ,até em nossos erros e tropeços ,Deus usa como ensinamentos para nós mesmos e todos os seus filhos .