domingo, 26 de julho de 2009

Novas

Foi show!

Uma noite de convergências. Entre artes e estilos, caminhos e destinos, entre corpos e almas afins. Tudo costurado numa bela colcha de Retalhos, sincera e envolvente. Cantamos o que pulsava dentro de nós, tocando na batida do coração, traduzindo em gestos e expressões os sentimentos mais autênticos.

Subir naquele palco foi um marco para o grupo. Mostramos o fruto de meses de ensaio, de preparação, focada em algo original e verdadeiro. Apesar dos atropelos técnicos, nossa impressão, somada à resposta do público, nos faz acreditar que deu certo! Em clown e ciranda, em xote e erudito, em samba e rock, fizemos brincando o que muita gente acha que só se pode fazer com seriedade e introspecção.

Daqui para a frente, o desafio é amadurecer o show, preparando o caminho para vôos mais altos. Não vão faltar oportunidades! Já no dia 29 de agosto, o Espírito de Arte se apresenta lado a lado com o Cantar É Viver, no Centro Espírita Francisco de Assis. O show é em prol da viagem dos grupos de arte espírita cearenses a Natal, em outubro, para a II Mostra Abrarte Nordeste.

No dia 13 de setembro, Espírito de Arte em dose dupla: pela manhã, no III Uniarte, no Grupo Espírita Paulo e Estevão da Água Fria. À tarde, no GEAL de Arte Espírita, no Jangurussu. E, se tudo der certo, de 9 a 11 de outubro estaremos em Natal para nossa segunda Mostra Abrarte!

Ainda tem a idéia do CD, que não dá pra precisar ainda quando, mas, com toda certeza do mundo, vem...

Mais fotos, no post acima!

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Novas

Espírito de Arte apresenta Retalhos

É neste sábado, pessoal! A chance de colocar à prova meses de trabalho, dedicação, expectativas e esperanças. Desde que voltou à ativa, em setembro do ano passado, o Espírito de Arte se prepara para fazer um show completo, com cenário, figurino, som, iluminação e repertório próprio. Um momento que tivesse a cara do grupo, alegre e descontraído, mas também profundo e tocante. Algo pra ficar marcado na memória, e que funcione como marco para as futuras ações do grupo.

O show Retalhos acontece no Encontro de Arte Espírita do Irmão Leite, evento que já abriu anteriormente as portas pro Espírito de Arte em 2007. A partir das 17 horas, o Teatro de Bonecos Riso de Deus e o cantor Luís Verão entram em cena para alegrar e emocionar o público. E às 18h30, o Espírito de Arte sobe ao palco para uma interação músico-teatral que, esperamos, vai cativar a todos!

No repertório, canções autorais que andamos apresentando nas mais de 20 apresentações feitas entre março e junho, como o xote Vontade de Viver e a balada Deixa o Tempo Passar; outras vão ser executadas pela primeira vez em público, a exemplo do samba de mesa Um Novo Começo, da balada Vida em Mim, da lírica Juntos Voaremos e do "faroeste sertanejo" intitulado O Auto da Terra do Pé Rachado .

No mais, algumas boas surpresas musicais e teatrais, muita energia, sinceridade e fé no futuro!

Serviço:
Espírito de Arte apresenta show Retalhos
Data: 25 de julho
Hora: 18h30
Local: Jardim do Hospital Nosso Lar
Endereço: R. Carapinima, 2380, Benfica - Fortaleza/CE
Entrada: GRATUITA

domingo, 12 de julho de 2009

Idéias

De Michael Jackson à Arte Espírita

Por que Michael Jackson fez tanto sucesso? Uma excelente estratégia de marketing, dirão alguns. Uma fantástica visão de mercado, defenderão outros. Espírito altamente empreendedor, criativo e talentoso, argumentarão ainda.

Obviamente, tudo isso está nas raízes do fenômeno que foi o mais jovem dos Jackson Five. Sem levar em conta esses fatores, a compreensão sobre um case midiático e empresarial tão genuíno se torna capenga. Mas eu acrescentaria um outro: a verdade que Michael imprimia em cada trabalho.

Mídia, mercado, marketing, talento e criatividade também estavam a favor de Beatles, Elvis e Madonna, por exemplo. Mas nenhum deles conseguiu bater tantos recordes, certificados inclusive pelo Guinness Book, quanto o autor de Billie Jean:

1) Artista de maior sucesso e também 2) o mais bem pago de todos os tempos, no ramo do entretenimento; de quebra, 3) o primeiro nesse setor a ganhar mais de 100 milhões de dólares em um ano; 4) vocalista mais jovem a alcançar o topo da parada de singles americana, aos 11 anos, e também 5) o que passou o maior número de semanas no topo; 6) o primeiro a ingressar nesse ranking já em primeiro lugar e ainda 7) primeiro artista a vender mais de 100 milhões de álbuns fora dos EUA. Por fim, 8) clipe musical de maior sucesso na história, com Thriller.

Para chegar a isso, Michael traçou um caminho semelhante ao das outras grandes estrelas do show bizz. Mas foi além. Expôs, com rara autenticidade, um mundo obscuro, de monstros e zumbis, de inconstâncias e mutações, de fragilidade e insegurança. Um mundo que, de tão exótico, chegava a parecer apenas uma fantasia bem bolada. Mas que conseguia magnetizar milhões de pessoas em todo o mundo justamente por ser mais: era o próprio mundo interior dele que transparecia ao público! Conflitos, recalques, sombras e medos. Tudo ali, claro e cristalino, expresso com tanta verdade que se tornava arrebatador.

O Rei do Pop soube traduzir as fragilidades da própria alma numa obra grandiosa e multifacetada. Da declaração de amor ao ratinho e melhor amigo de infância Ben à seqüência vertiginosa de tranformações de Black or White, passando pela forma quebrada e descontínua de dançar, tudo refletia as revoluções internas da alma do artista.

E foi justamente por isso que trouxemos para cá essa reflexão. Porque este é um espaço voltado para as discussões sobre Arte e Espiritualidade. Defendemos o papel da Arte como caminho por excelência para o desabrochar da Espiritualidade. E acreditamos que ela seja a forma mais contagiante e expressiva de comunicação já inventada pelo homem!

Portanto, se queremos ver algum dia uma revolução nas Artes, uma mudança radical no panorama dominante de obras rasteiras e superficiais, é preciso ter em mente exemplos assim. De quem fez das limitações o caminho para a superação. De quem conseguiu imprimir na obra, com maestria, aquilo que é a mais autêntica substância artística: a própria alma!

Mesmo quando somos artistas engajados, social, política ou religiosamente, não é possível ignorar que a nossa alma é o grande filtro dos princípios que nos propomos a disseminar. Por mais "isento", "neutro" que se pretenda ser, sempre há uma boa dose de subjetividade no produto final. E a obra, espírita, marxista, condoreira ou niilista, será tão mais artística quanto melhor reconhecermos nossa contribuição, única e intransferível, para a expressão das idéias que abraçamos. Isso não é orgulho, soberba ou vaidade: é o reconhecimento de nosso papel como co-criadores, ativos e responsáveis, desse mundo fantástico que Deus criou!

Viva Michael! Viva a Arte que transforma vidas e às vidas que transformam o mundo!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Mais

Quem somos nós

O Espírito de Arte é um grupo de artistas espíritas do Ceará. Nosso trabalho é essencialmente musical, sem deixar de lado o teatro e a poesia. A produção artística do grupo se baseia num olhar otimista sobre os problemas do mundo. Defendemos a valorização da vida e a importância de acreditar em nosso próprio potencial como agentes da transformação do mundo.

A Arte é vista como o meio por excelência para compartilhar sentimentos, capazes de impulsionar a construção de uma sociedade mais solidária e espiritualizada. E o trabalho, totalmente voluntário, é feito por idealismo e vontade sincera de ajudar. Ao mundo e a nós mesmos.

Histórico

O grupo surgiu no final de 2006, em Fortaleza. Cinco amigos universitários que estudavam o Espiritismo, em diálogo com o conhecimento acadêmico, resolveram desdobrar suas atividades. Eram quatro atores e uma cantora dispostos a investir numa forma diferente de fazer Arte no meio espírita. Algo mais envolvente, mais contagiante, que fugisse à tradicional "música de harmonização".

Logo após a primeira apresentação, o grupo se reduziu a quatro integrantes. Durante mais de um ano, o Espírito de Arte manteve essa formação, com um cantor/violonista e três cantoras. O repertório, freqüentemente teatralizado, era formado por canções espíritas do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, praticamente desconhecidas no Ceará. Foi assim que músicas como Hydesville, Rockumbral e Pensamento Sideral chegaram ao meio espírita cearense.

Depois de se apresentar no X Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará (Emece), o grupo passou meses em recesso. Só no final de 2008 houve uma retomada dos encontros de estudos, seguida do retorno à ativa do Espírito de Arte. Nos meses seguintes, o grupo foi crescendo, ganhando novos instrumentistas e uma nova feição.

Novos rumos

A chegada da professora Paula Jucá estimulou o desenvolvimento de repertório próprio. Ela compunha melodias e os outros integrantes, letras. Assim surgiram Vontade de Viver, Vida em Mim, Um Novo Começo e o Auto da Terra do Pé Rachado. Além disso, o grupo ganhou no início de 2009 a participação da cantora e compositora Suzidali Holanda, que trouxe a canção Deixa o Tempo Passar, além de uma voz prodigiosa para incrementar solos e arranjos.

Com 10 integrantes, o Espírito de Arte trabalha hoje um repertório majoritariamente autoral. As composições passam pelo xote, pelo samba e pela balada, com boas doses de rock. Se há um ponto de convergência entre todas as composições, é a sinceridade na expressão daquilo que vivemos e sentimos. Alegria, autoconfiança, determinação, coragem, fé. Tudo de bom que nasce da alma e a ela fala.

Temática

O grupo considera sua produção pertencente ao domínio da Arte Espírita. Ou seja, aquilo que se escreve, compõe, executa e interpreta é fruto da vivência espírita, comum a todos os membros. O Espírito de Arte não se propõe a ser porta-voz do espiritismo e nem se ocupa de pregar preceitos doutrinários a ninguém.

Fazemos Arte, não doutrinação, nem panfletarismo musicado. E acreditamos que ela será tão mais espírita quanto mais bem fundamentada em nossa experiência concreta como seres humanos que fazem do espiritismo sua filosofia de vida.

sábado, 4 de julho de 2009

Novas

A Alma d'O Poeta em dose dupla

Foram 15 anos de espera. As fitas cassete Tarcísio José de Lima canta Doutrina Espírita I e II, lançadas em 1994 e 1995, esgotaram-se rapidamente, deixando na vontade uma legião de fãs em todo o Nordeste. Como o advento das mídias digitais então, os velhos K7s viraram peça de museu.

Para usufruir da poesia musical de Tarcísio era preciso assisti-lo ao vivo, em apresentações esparsas e quase sempre no papel de coadjuvante. Ou se contentar com regravações, muitas de alta qualidade, mas sem a alma que só o autor é capaz de imprimir à própria obra.


Na próxima quinta-feira (09/07), o público vai ter nova oportunidade de ver O Poeta ao vivo, no Theatro José de Alencar, às 20h. Mas com uma diferença. Agora é para lançar o aguardado álbum duplo, primeiro do gênero a ser lançado no cenário da música espírita! Após ouvir sucessos como Cantilena, Quedas e Acertos, Volta, Compromissos e Vence, vai ser possível levar tudo e muito mais para ouvir em casa, no aconchego do quarto.

As novidades em relação aos registros originais são quatro faixas bônus, que não existiam naquela época, além da regravação de Volta, com as participações da soprano Eliziane Ferreira e do baixo Clayton Robson. No mais, o bom e velho esquema voz e violão, feito por quem sabe e sente e compõe e interpreta como poucos! A exemplo do que se vê no vídeo abaixo!


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Novas

A maior festa da música espírita!

Vídeo atualizado em 07/07/09

A cada dois anos, o município de Franca, em São Paulo, se torna a capital brasileira da música espírita! O Festival da Canção e Encontro da Arte Espírita de Franca (Fecef) acontece desde 1982 e chegou à 12ª edição, esse ano, superando todas as expectativas.

Mais de 400 pessoas, de 37 cidades e 8 estados, vivenciaram quatro dias de imersão musical! As mais de 20 apresentações foram registradas em um CD e dois DVDs que em breve ficarão disponíveis para quem não pôde participar. E no dia do show especial, que reuniu nada menos do que Moacyr Camargo (SP), Alma Sonora (PR), GAN (GO) e Ana Person (SP), o público superou a marca de 800 pessoas

O Festival que já lançou alguns dos artistas e grupos mais representativos da música espírita premiou novos talentos esse ano. O primeiro lugar ficou com a canção Conseqüência, de João Alberto Freire (Nilópolis/RJ), apresentada pela banda carioca Arte & Consciência. Letra e música revelam clara infuência da Legião Urbana. A letra, que você confere neste link, é uma resposta à história de Johnny, imortalizada na música Dezesseis, de Renato Russo. Eis uma versão demo da música: http://www.yehplay.com/musics/Banda-Arte-Consciencia-Consequencia/269840/.

Para ter uma idéia do que vem por aí no cenário musical espírita, você confere a apresentação da banda Self (PR), que faturou o segundo lugar com a canção Bem Amar. De quebra, a vocalista Luciana Cerqueira foi escolhida a melhor intérprete. Confira!