segunda-feira, 28 de julho de 2008

Desvendando um mistério...

Você conhece a canção Tous les garçons et les filles? Já sei, você é péssimo em decorar nome de músicas... Então vamos lá: ela dá nome ao primeiro disco da francesa Françoise Hardy. Além disso, foi o primeiro grande sucesso da carreira dela, no começo da década de 60... Ainda não, né? Que tal assim?

Tous les garçons et les filles de mon âge
se promènent dans la rue deux par deux
tous les garçons et les filles de mon âge
savent bien ce que c'est d'être heureux


Tudo bem, você nem fala francês, nem entendeu ainda o que essa conversa mole tem a ver com o quê... Mas pode apostar que, depois de assistir a este vídeo, você vai entender exatamente aonde quero chegar:



DEPOIS DE VER O VÍDEO, SELECIONE O TRECHO ABAIXO COM O MOUSE E ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO

Sim, é isso mesmo. A nossa querida Cativar, conhecida por católicos, evangélicos e espíritas do Amapá ao Rio Grande do Sul, é uma versão. Apesar das variações com que a música é cantada pelo Brasil afora, melodia e harmonia são quase idênticas à original francesa. Só a letra não tem nada a ver. Enquanto Hardy cantava primorosamente a desilusão amorosa, a versão em português é baseada no conceito central da obra de Saint-Exupèry O Pequeno Príncipe.

Mas esse é só o primeiro passo para se desvendar um enigma que já dura décadas: quem escreveu Cativar? Pode procurar na internet. Todo mundo que já gravou a canção se detém no autor desconhecido. Mas o Espírito de Arte se propõe a derrubar essa barreira! Depois da melodia, vamos chegar ao autor da letra desse grande clássico da música cristã brasileira! Fique de olho no blog e acompanhe passo-a-passo nossa aventura!

16 comentários:

Anônimo disse...

Quase que eu não mato a charada de que tinha um texto escondido em baixo do filme. Pensei que era um link que não tinha saído, mas é tipo pra sublinhar o texto escondido, né?! Legal!

atyllyana disse...

Reconheci a melodia logo de cara rsrs. Cativar é uma das letras que mais gosto. Que bom, agora temos um espaço para discutir e conhecer mais sobre a arte espírita. um beijn

Karmilza disse...

Noooooossaaaaaaaaaaaaaa ! D + .

Reginauro disse...

Se não fosse a dica do Allan não tinha visto o texto. Putzzzz, tá complicado alí de encontrar. passe o mouse não é bem o termo. Rsss. Mas valeu e mais uma vez repito o Blog tá showwwww!!!

Jordan Rizzi disse...

muito linda essa musica...e conheço a letra cativar...e ja ouvi varias vezes..muito linda mesmo

abraços

Anônimo disse...

Que maravilha. Quanta sublimidade há na letra e música desta linda melodia "CATIVAR". Cativar é amar é também carregar um pouquinho da dor... e é assim que sempre canto e canto.
Parabéns para essa maravilhosa equipe pela efetivação deste lindo e blog.
JESUS os abençõe sempre.
EssenciaDeAmor

Anônimo disse...

Quanto sensacionalismo por algo tao banal... Francamente!
Sabe quando você sente que perdeu seu tempo????!!!! Perdi o meu.... Nao voltei mais a esse blog...

Espírito de Arte disse...

Vá em paz. Esperamos que encontre algo mais útil com que empregar seu tempo...

jesion disse...

Interessantíssimo, rs...
Adoro coisas escondidas.. Vc devia ser mais sutil na dica do texto. Acho que ficaria mais legal :D
Parabéns.

Anônimo disse...

Que música é essa? Tenho certeza que nunca ouvi essa música antes. Alguém pode me dizer como é a letra em português ou me dar alguma dica?

luziasan@hotmail.com

Anônimo disse...

Que engraçado! Descobri que essa música fez parte da minha infância porque a minha tia adorava ouví-la na "vitrola" kkkkkkk e depois me tornei espírita, evangelizadora e cantei muuuuito a música CATIVAR com as crianças, mas essa "ligação" eu nunca havia feito, até pq a lembrança da infância me ocorreu somente agora com o vídeo! O post valeu pela lembrança que me veio à tona!!

Bianca Almeida disse...

Fiquei sabendo que era uma versao quando uma corista minha foi fazer uma apresentacao em Paris e quando a cantou em uma casa espirita, falando para ela que era versao de uma melodia francesa. Fiquei impressionada e encantada por descobrir a autoria da melodia. mas voces descobriram que é o autor da versao em portugues?

Beto disse...

Mas que pena!!...O vídeo não está mais no ar!! Gostaria muito de ver, afinal eu toco e canto esta canção em todos os lugares onde me apresento com minha esposa!!!

Anônimo disse...

Gostei de saber dessa história, mas quem escreveu a letra em português?

jesion disse...

Em junho de 2015? Uau, rs...

Unknown disse...

Afinal, quem escreveu a versão de Cativar interpretada pelo GAN? O mistério aumenta, pois há outra música chamada Cativar com outra letra (música gospel para crianças) lançada muito antes da versão do GAN! Seguem links para consulta em ordem cronológica.
Abraços,

Tiago

1962 - Tous les garçons et les filles [música original em francês] -- Françoise Hardy [compositora/intérprete], Roger Gustave Samyn [coautor]: https://www.youtube.com/watch?v=17r6EEbPVp8

1964 - A Idade do Amor -- Almeida Rego [autor da versão] / Eny Mara [intérprete]: https://www.youtube.com/watch?v=HFLMjm4zHJ8

1991 - Alguém Para Amar -- Bruno Castro Gouveia [autor da versão] / Paquitas 2 [álbum] / Bianca Rinaldi [intérprete]: https://www.youtube.com/watch?v=iVtObH0Gepk

1991 [em LP] - Cativar - Turma Do Printy - Louvores Da Garotada volume 4: https://www.youtube.com/watch?v=4tW5-YCCNFg

1998 - Cativar -- Grupo Arte Nascente (GAN) & Mauricio Keller [intérpretes]: https://www.youtube.com/watch?v=rHbhFK4rXhE